Sistema de Avaliação





O Sistema de Avaliação do CNA é composto por um conjunto de atividades que reúnem aspectos de avaliação formativa e somativa. Dessa forma a avaliação é feita por meio de acompanhamento contínuo através de atividades e feedbacks (retorno por parte do professor) juntamente com provas periódicas. Além disso o aluno participa de sua avaliação podendo assim refletir sobre seu aprendizado e através de orientação do professor trabalhar estratégias para produzir e alcançar o seu melhor.

A avaliação é baseada na competência comunicativa do aluno, oral e escrita, levando em conta sua produção em sala de aula e fora dela, conforme for possível e pedagogicamente útil.

Nesse sentido, o Sistema de Avaliação do CNA tem os seguintes elementos:
  • Comunicação escrita 
  • Comunicação oral 
  • Produção em sala de aula 
  • Produção fora de sala de aula (web, lição de casa, projetos, etc.) 
Com esses pressupostos, os elementos de avaliação são assim articulados:


  • Comunicação Oral: 50 pontos

Desse total, 45 pontos são atribuídos em avaliações aplicadas em sala.
os outro 5 pontos são atribuídos em avaliações aplicadas fora de sala.


  • Comunicação Escrita: 50 pontos 

Desse total, 30 pontos são atribuídos em avaliações aplicadas em sala.
e os outro 20 pontos são atribuídos em avaliações aplicadas fora de sala.

Os pontos são atribuídos pela avaliação de aspectos linguísticos (competência gramatical e conhecimento linguístico) e também de pela avaliação de outras competências que serão detalhadas a seguir. 


A competência Comunicativa é formada por outras 4 competências que são:

Sociolinguística: se refere a adequação da linguagem a contextos sociais específicos, ou seja, a escolha do repertório linguístico. (a conversa se dá em uma festa de aniversário? em uma festa formal? em uma reunião de negócios ou no pátio da escola?)

Discurso: trata da habilidade de articular a linguagem e alcançar uma comunicação eficiente através de produção de enunciados orais ou escritos ou por mais de uma forma, sempre coesos e coerentes. (sou capaz de reproduzir frases, mas sou capaz de articula-las em um discurso  ou texto com ideias coerentes que componham um sentido e possibilite a comunicação)

Estratégica: habilidade de lançar mão de construções, interpretações e negociações de sentido para alcançar o fim principal, que é a comunicação, quando não se tem completo domínio de áreas específicas da lingua. Essas construções podem ser verbais e não verbais (gestos, desenhos) com objetivo de se fortalecer ou compensar a falta de recursos durante a comunicação (O famoso se virar!)

Gramatical: essa competência se refere de forma direta ao conhecimento da lingua e suas particularidades (estruturas, regras, pronúncia, etc...).

Acreditamos que cada pessoa tem comando um comando diferente sobre a língua, assim cada uma dessas competências é trabalhada e reforçada visando que o aluno consiga se desenvolver e cada ver mais ser autônomo em sua capacidade de se comunicar.




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